Notícias

Frei Marcelo

Frei Marcelo

No último dia 26 de dezembro os frades dos regionais Centro, centro sul e norte da Província se encontraram para celebrar e festejar o Natal em comum. Na capela do Seminário às 11hs teve lugar a Santa Missa presidida pelo Ministro Provincial Frei Marcelo. Em sua homilia o Ministro Provincial elencou os sinais de humildade contemplados por S. Francisco ao representar o presépio na noite de Greccio. 

Estavam presentes vários confrades, formados de toda a Província e benfeitores.

Logo após a Santa Missa aconteceu o almoço festivo. Veja as fotos!

 

O NATAL UM GRANDE SINAL DE AMOR

Queridos Confrades, noviços e postulantes,

Irmãs Clarissas e Irmãos da OFS,

Paz e Bem!

Este ano de 2017 foi marcado por muitas mudanças e adaptações na vida de nossa Província. Com a graça do carisma franciscano da fraternidade conventual, podemos como irmãos e irmãs formar as fraternidades de fé. Ricas e fecundas em crescimento espiritual para toda a nossa família provincial.

Ao findar este ano, celebrando o Natal do Senhor, quero agradecer a Deus tudo que Ele tem realizado entre nós e todo o bem que podemos em seu nome realizar. Aqui vale recordar quão ricos dons que o Senhor nos tem oferecido na vida pessoal, comunitária e eclesial.

A nossa família provincial “hoje” é composta por muitas vocações, são 62 formandos dentre os quais 18 são frades de votos temporários, estudantes de teologia, que se preparam para a profissão solene e dentre estes alguns para o presbiterato, 9 serão os noviços para o ano de 2018, 26 são pré-noviços estudantes de filosofia e finalmente 07, que entrarão no próximo ano para a Ordem. As nossas Irmãs Clarissas, assistidas por nós, também compõe fraternalmente essa nossa grande família de forma singular. Sem enumerar as fraternidades da OFS, sinal eficaz que mede nossa capacidade de atualização do carisma franciscano.

Esse é o grande milagre que São Francisco e nosso querido Dom Frei Agostinho, ainda nos dias de hoje, nos presenteia como filhos espirituais que somos e para tanto nos chamou e nos fortaleceu na perseverança evangélica. Somos uma família abençoada composta ainda por 73 professos solenes , sendo 2 frades chamados ao ministério episcopal. Realmente o Natal nos faz agradecidos por todos, que com São Francisco nasceram na manjedoura da Ordem Seráfica e se fizeram servos do Reino de Deus, entenderam que nosso caminho de frade menor é o serviço na minoridade, depositando nas mãos de Deus todas as obras como sendo D’Ele mesmo.

Ao guardiães, párocos, diretores de obras e todos aqueles a quem o Senhor chamou para conduzir a vida espiritual e material dos frades. Aos benfeitores e amigos, meu sincero agradecimento, pela abertura aos projetos de toda a Província, principalmente na manutenção da Cúria e na obra das vocações. São Francisco dizia celebrando o natal em Greccio. “É meu desejo celebrar a memória do Menino que nasceu em Belém, de modo a poder contemplar com meus próprios olhos, o desconforto que então padeceu, e o modo como foi reclinado no feno da manjedoura, entre bois e o jumento”. (1Cel. 84-86). Essa memória é também a nossa e fazemos votos que possamos vivenciá-la em cada dia de nossas vida

Frei Marcelo Veronez - Ministro Provincial

Na última segunda-feira (18/9), às 18 horas, os frades professos solenes da Província São Francisco de Assis da Ordem dos Frades Menores Conventuais se reuniram em Campo Largo-PR, na casa de Retiros São Francisco de Assis, para celebrar o 11º Capítulo Provincial Ordinário.
 
O Capítulo Provincial é o momento em que toda Província para e analisa o que foi feito nos últimos quatro anos e traça metas e objetivos para o futuro. É divido em duas fases: na primeira fase, de 18 a 22 de setembro, é eleito o novo governo; na segunda fase, de 8 a 12 de janeiro de 2018, o Congresso Capitular define uma nova organização nas fraternidades. Os principais pontos do Capítulo são:
 
  • A Confraternização dos irmãos:  São Francisco tinha um carinho enorme por essas ocasiões porque era quando conseguia rever todos os frades; não era fácil a reunião de todos, já que eram enviados em missão por todo o mundo. Hoje, também, os irmãos têm a oportunidade de se reunirem e celebrarem este momento.
  • A Eleição do governo:  em sua primeira fase é escolhido o novo Ministro Provincial, o Vigário Provincial, o Secretário Provincial e dois Definidores que compõem o governo, além do Ecônomo provincial, que não faz parte do governo, porém é eleito já na primeira fase.
 
Para este Capítulo foi escolhido o tema “ …Corriam juntos!” (Jo 20,4). Frei Gilson Miguel, Ministro Provincial da gestão anterior explica o tema: “O evangelho do domingo de Páscoa do Ano Litúrgico A nos remete justamente ao encontro do Senhor ressuscitado. O discípulo Pedro e outro discípulo corriam juntos, porém o mais jovem passa à frente e  Pedro vai no seu encalço. Significa que nossa Província quer se reencontrar na riqueza e na diversidade com o Senhor ressuscitado. Respeitadas todas as legítimas diferenças, queremos crescer na comunhão e na unidade, queremos correr juntos ao encontro do Senhor, queremos fazer a experiência de, novamente, reconhecê-lo nos sinas  de ressurreição, de esperança que permeiam nossa vida, queremos retomar nosso caminho como irmãos menores, queremos correr pelas estradas do mundo como irmão menores que portam a esperança do Senhor que está no meio de nós”, deseja Frei Gilson.
 
Este Capítulo foi especial, pois contou com a presença do Ministro Geral, Frei Marco Tasca, que foi o presidente deste Capitulo e com Frei Carlos Trovarelli, OFMConv (Assistente geral FALC), o Definidor Geral. Como convidados estiveram presentes Frei Aldo Cuccaro, Ministro Provincial da Província Rioplatense de Santo Antônio de Pádua (Argentina e Uruguai); Frei Marcelo Veronez, Ministro Provincial da Província São Maximiliano Kolbe de Brasília e Frei Roberto Brandinelli, Vigário Provincial da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua.

O resultado final do processo eletivo foi: Novo ministro provincial da Província São francisco de São Paulo, Frei Aloisio de oliveira, até então, Mestre de noviços do Convento São Benedito de Caçapava - SP ,

O novo definitório da Província São Francisco ficou assim constituído:

Frei Molisani - vigário provincial

Frei Hugo - secretário e Economo Provincial 

Frei Nestor Marin - definidor 

Frei Malacarne - definidor

Entre os dias de 06 a 09 de setembro, o nosso Ministro Provincial, Frei Marcelo, com entusiasmo e vigor, visitou as dioceses de Jataí-GO e Itumbiara-GO, onde, pela vontade do Senhor e de nossos pastores Bispos, fomos convidados a conhecer a realidade eclesial e apostólica desse querido povo goiano, que foram os primeiros receptores de nossa missão franciscana conventual no Brasil, primeiramente por vários frades americanos, poloneses e hoje pelos nativos dessa terra.

Em sua visita ao oeste goiano na Diocese de Jataí - GO, frei Marcelo, nosso Ministro Provincial, esteve a convide de Dom Nélio, nas cidades de Rio Verde e Quirinopolis, ambas cidades de grande importância na Diocese e com grande experiência no caminho missionário franciscano. Rio Verde onde os Franciscanos Capuchinhos estão presentes desde 1960 e Quirinópolis, cidade pela qual os Franciscanos Menores praticamente fundaram a fé da Igreja e estavam presentes desde 1944. Hoje o clero diocesano conduz a grande paróquia de Nossa Senhora da Abadia de uma linda cidade de mais de 50 mil habitantes. Já no sábado, 09/09 nosso Ministro Provincial Frei Marcelo visitou a Diocese de Itumbiara GO e foi recebido pelo Bispo Dom Antonio Fernando, da Congregação dos Padres Estigmatinos. Nesta diocese os Franciscanos Conventuais, missionários americanos da Província da Imaculada EUA, chegaram e assumiram duas frentes de Evangelizacao nos anos 60, respectivamente em Pontalina e Goiatuba, ali os frades espalharam os carisma franciscano e construíram paróquias, capelas e obras sociais.

Oferecemos algumas fotos de toda a vsita.

O tradicional evento do Canta Jardim está chegando com sua 21º edição! 

Música • Santa Missa •Confissão • Tenda Vocacional • Adoração • Cantinho da Criança • Louvor

Quer mais?
Participações de Colo de Deus, Frei Alex Nuno, Fátima Souza, Márcio Mendes, Gabriela Carvalho, Michele Abrantes, Camila Holanda, Missão Lugar Seguro;

E TEM MAIS AINDA:

Pauco principal com Frei Hoslan, Frei Cristiano e Frei Alex Nuno!

Frei Josué
Mater Dei
Banda Cristo Herói
Igor Rafael

Não deixe passar! Chame sua família e amigos e participe!

Informações: (61) 3625-1101

Nos dias 15 e 16 de junho do presente ano,  o Ministro Provincial fez sua visita fraterna ao Seminário Santa Maria dos Anjos em Santa Maria - DF.

Nesta casa de formação de pré-noviciado vivem 26 formandos acompanhados do mestre de formação Frei Márcio, o vice Frei Carlos e frei Edmundo colaborador.  

No intuito de acompanhar de perto a formação da província, o Minsitro Provincial procurou escutar os jovens formandos e seus mestres, a fim de que haja comunhão e assimilação dos documentos formativos.

Já pensou em ser um benfeitor dos Seminários Franciscanos? Acesse e saiba como: AQUI

Seja um Benfeitor Franciscano!!! Você pode!

Saiba como enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp (61) 98135-0743 – falar com Frei Rogério

O Santuário São Francisco de Assis  de Brasília tem a alegria de acolher todos os peregrinos e necessitados da misericórdia divina, nesta terça-feira, dia 02 de Agosto de 2016, dia de Nossa Senhora dos Anjos, para um momento especial de reconciliação com Deus. 


É dia do Perdão de Assis, dia de indulgência plenária a todos os peregrinos que visitarem o santuário e participarem da santa eucaristia rezando nas intenções do santo padre. 
Para tanto, os frades atenderão confissões e celebrarão solenemente os 800 anos da misericórdia infinita concedida pela Igreja a todos os que, neste dia, visitam as igrejas franciscanas. 
Traga sua família e faça uma oração especial por seus entes mais queridos!

Conheça mais sobre a história do "Perdão de Assis"

Francisco de Assis, há 800 anos, pediu ao Pontífice Honório III o que hoje é conhecido e celebrado em todo o mundo como o “Perdão de Assis”. De fato, este ano recorre – justamente dentro do Ano Santo Extraordinário – o oitavo centenário (1216-2016) da instituição da Indulgência da Porciúncula. Com esta notícia, queremos recordar a todos este importante acontecimento de 2 de agosto.

Corria o ano de 1216. Um pequeno homem de nome Francisco dirigiu-se ao Papa Honório III e pediu-lhe um privilégio particular em favor dos homens para sua salvação. E obteve a indulgência chamada tradicionalmente “Perdão de Assis”.
O Perdão de Assis é também chamado de Indulgência da Porciúncula. Francisco, no mês de julho de 1216, em oração na Porciúncula de Assis, pede a Jesus um perdão geral para todos aqueles que fossem rezar naquela capela dedicada a Nossa Senhora. Queria a salvação de todos. E em 2 de agosto anuncia a todos os fiéis que eram presentes, anuncia esta indulgência em nome de Jesus e aprovada pelo Papa, dizendo: Irmãos, quero mandar-vos todos ao paraíso.

Corria o ano de 2015. Em 8 de dezembro um outro homem, chamado Francisco, o Papa, anunciou a abertura do Jubileu extraordinário da Misericórdia, que se concluirá em 20 de novembro de 2016.
Deus dá ao homem as suas graças sempre. O ano jubilar nos é oferecido para experimentar na nossa vida o doce e suave toque do perdão de Deus, a sua presença junto a nós e a sua proximidade, sobretudo nos momentos de maior necessidade. O Papa Francisco proclamou-o para recordar-nos de que Deus é misericordioso e que nós devemos ser misericordiosos uns para com os outros.
Estes dois momentos, 800 anos separam. A misericórdia divina, porém, dura eternamente. É um desafio contínuo…
Neste ano da misericórdia, nós, Frades, como filhos da Igreja, anunciamos a misericórdia. A esse respeito, o Santo Padre lançou-nos um forte desafio:
«A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa» (MV 12).

 Clique AQUI e conheça a carta do Ministros Gerais Franciscanos por ocasião dos 800 anos.

Canta Jardim

O Canta Jardim é um evento tradicional de música católica, que acontece no Santuário da Imaculada no Jardim da Imaculada,  Cidade Ocidental – GO. Há 20 anos os frades franciscanos a fim de promover uma pastoral juvenil incentivou este evento para a divulgação da música cristã de espiritualidade franciscana.

Todo ano, cerca de 40 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, se direcionam à Cidade Ocidental, município de Goiás localizado no entorno do Distrito Federal. O evento surgiu em 1996 como forma de comemorar o aniversário de 20 anos do Santuário da Imaculada. Desde então, tradicionalmente no mês de agosto, é realizado o Canta Jardim, com a participação de cantores e bandas católicas, com momentos de adoração, pregações, orações, confissões e muito louvor.

O evento consiste em um dia cheio de muitas atividades, com Missas, palcos de música, pregações em anfiteatros e capelas, lançamentos de livros histórico-religiosos, além de tendas para atividades específicas, com momentos de oração e brincadeiras com as crianças, ou ainda espaços para discernimento vocacional, com a assistência de frades e irmãs.

Maiores informações:

Santuário da Imaculada - Jardim da Imaculada

Dia: 07 de agosto de 2016

Horário: Durante todo o dia!

Tel: 61 3625 1101

jardim da Imaculada - Cidade Ocidental - GO

 

Página 1 de 2

Artigos

Ver todos os artigos

Últimas Notícias

Mais notícias

Contato

ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS