Notícias

Frei Marcelo

Frei Marcelo

Na última segunda-feira (18/9), às 18 horas, os frades professos solenes da Província São Francisco de Assis da Ordem dos Frades Menores Conventuais se reuniram em Campo Largo-PR, na casa de Retiros São Francisco de Assis, para celebrar o 11º Capítulo Provincial Ordinário.
 
O Capítulo Provincial é o momento em que toda Província para e analisa o que foi feito nos últimos quatro anos e traça metas e objetivos para o futuro. É divido em duas fases: na primeira fase, de 18 a 22 de setembro, é eleito o novo governo; na segunda fase, de 8 a 12 de janeiro de 2018, o Congresso Capitular define uma nova organização nas fraternidades. Os principais pontos do Capítulo são:
 
  • A Confraternização dos irmãos:  São Francisco tinha um carinho enorme por essas ocasiões porque era quando conseguia rever todos os frades; não era fácil a reunião de todos, já que eram enviados em missão por todo o mundo. Hoje, também, os irmãos têm a oportunidade de se reunirem e celebrarem este momento.
  • A Eleição do governo:  em sua primeira fase é escolhido o novo Ministro Provincial, o Vigário Provincial, o Secretário Provincial e dois Definidores que compõem o governo, além do Ecônomo provincial, que não faz parte do governo, porém é eleito já na primeira fase.
 
Para este Capítulo foi escolhido o tema “ …Corriam juntos!” (Jo 20,4). Frei Gilson Miguel, Ministro Provincial da gestão anterior explica o tema: “O evangelho do domingo de Páscoa do Ano Litúrgico A nos remete justamente ao encontro do Senhor ressuscitado. O discípulo Pedro e outro discípulo corriam juntos, porém o mais jovem passa à frente e  Pedro vai no seu encalço. Significa que nossa Província quer se reencontrar na riqueza e na diversidade com o Senhor ressuscitado. Respeitadas todas as legítimas diferenças, queremos crescer na comunhão e na unidade, queremos correr juntos ao encontro do Senhor, queremos fazer a experiência de, novamente, reconhecê-lo nos sinas  de ressurreição, de esperança que permeiam nossa vida, queremos retomar nosso caminho como irmãos menores, queremos correr pelas estradas do mundo como irmão menores que portam a esperança do Senhor que está no meio de nós”, deseja Frei Gilson.
 
Este Capítulo foi especial, pois contou com a presença do Ministro Geral, Frei Marco Tasca, que foi o presidente deste Capitulo e com Frei Carlos Trovarelli, OFMConv (Assistente geral FALC), o Definidor Geral. Como convidados estiveram presentes Frei Aldo Cuccaro, Ministro Provincial da Província Rioplatense de Santo Antônio de Pádua (Argentina e Uruguai); Frei Marcelo Veronez, Ministro Provincial da Província São Maximiliano Kolbe de Brasília e Frei Roberto Brandinelli, Vigário Provincial da Província Italiana de Santo Antônio de Pádua.

O resultado final do processo eletivo foi: Novo ministro provincial da Província São francisco de São Paulo, Frei Aloisio de oliveira, até então, Mestre de noviços do Convento São Benedito de Caçapava - SP ,

O novo definitório da Província São Francisco ficou assim constituído:

Frei Molisani - vigário provincial

Frei Hugo - secretário e Economo Provincial 

Frei Nestor Marin - definidor 

Frei Malacarne - definidor

Entre os dias de 06 a 09 de setembro, o nosso Ministro Provincial, Frei Marcelo, com entusiasmo e vigor, visitou as dioceses de Jataí-GO e Itumbiara-GO, onde, pela vontade do Senhor e de nossos pastores Bispos, fomos convidados a conhecer a realidade eclesial e apostólica desse querido povo goiano, que foram os primeiros receptores de nossa missão franciscana conventual no Brasil, primeiramente por vários frades americanos, poloneses e hoje pelos nativos dessa terra.

Em sua visita ao oeste goiano na Diocese de Jataí - GO, frei Marcelo, nosso Ministro Provincial, esteve a convide de Dom Nélio, nas cidades de Rio Verde e Quirinopolis, ambas cidades de grande importância na Diocese e com grande experiência no caminho missionário franciscano. Rio Verde onde os Franciscanos Capuchinhos estão presentes desde 1960 e Quirinópolis, cidade pela qual os Franciscanos Menores praticamente fundaram a fé da Igreja e estavam presentes desde 1944. Hoje o clero diocesano conduz a grande paróquia de Nossa Senhora da Abadia de uma linda cidade de mais de 50 mil habitantes. Já no sábado, 09/09 nosso Ministro Provincial Frei Marcelo visitou a Diocese de Itumbiara GO e foi recebido pelo Bispo Dom Antonio Fernando, da Congregação dos Padres Estigmatinos. Nesta diocese os Franciscanos Conventuais, missionários americanos da Província da Imaculada EUA, chegaram e assumiram duas frentes de Evangelizacao nos anos 60, respectivamente em Pontalina e Goiatuba, ali os frades espalharam os carisma franciscano e construíram paróquias, capelas e obras sociais.

Oferecemos algumas fotos de toda a vsita.

O tradicional evento do Canta Jardim está chegando com sua 21º edição! 

Música • Santa Missa •Confissão • Tenda Vocacional • Adoração • Cantinho da Criança • Louvor

Quer mais?
Participações de Colo de Deus, Frei Alex Nuno, Fátima Souza, Márcio Mendes, Gabriela Carvalho, Michele Abrantes, Camila Holanda, Missão Lugar Seguro;

E TEM MAIS AINDA:

Pauco principal com Frei Hoslan, Frei Cristiano e Frei Alex Nuno!

Frei Josué
Mater Dei
Banda Cristo Herói
Igor Rafael

Não deixe passar! Chame sua família e amigos e participe!

Informações: (61) 3625-1101

Nos dias 15 e 16 de junho do presente ano,  o Ministro Provincial fez sua visita fraterna ao Seminário Santa Maria dos Anjos em Santa Maria - DF.

Nesta casa de formação de pré-noviciado vivem 26 formandos acompanhados do mestre de formação Frei Márcio, o vice Frei Carlos e frei Edmundo colaborador.  

No intuito de acompanhar de perto a formação da província, o Minsitro Provincial procurou escutar os jovens formandos e seus mestres, a fim de que haja comunhão e assimilação dos documentos formativos.

Já pensou em ser um benfeitor dos Seminários Franciscanos? Acesse e saiba como: AQUI

Seja um Benfeitor Franciscano!!! Você pode!

Saiba como enviando um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo whatsapp (61) 98135-0743 – falar com Frei Rogério

O Santuário São Francisco de Assis  de Brasília tem a alegria de acolher todos os peregrinos e necessitados da misericórdia divina, nesta terça-feira, dia 02 de Agosto de 2016, dia de Nossa Senhora dos Anjos, para um momento especial de reconciliação com Deus. 


É dia do Perdão de Assis, dia de indulgência plenária a todos os peregrinos que visitarem o santuário e participarem da santa eucaristia rezando nas intenções do santo padre. 
Para tanto, os frades atenderão confissões e celebrarão solenemente os 800 anos da misericórdia infinita concedida pela Igreja a todos os que, neste dia, visitam as igrejas franciscanas. 
Traga sua família e faça uma oração especial por seus entes mais queridos!

Conheça mais sobre a história do "Perdão de Assis"

Francisco de Assis, há 800 anos, pediu ao Pontífice Honório III o que hoje é conhecido e celebrado em todo o mundo como o “Perdão de Assis”. De fato, este ano recorre – justamente dentro do Ano Santo Extraordinário – o oitavo centenário (1216-2016) da instituição da Indulgência da Porciúncula. Com esta notícia, queremos recordar a todos este importante acontecimento de 2 de agosto.

Corria o ano de 1216. Um pequeno homem de nome Francisco dirigiu-se ao Papa Honório III e pediu-lhe um privilégio particular em favor dos homens para sua salvação. E obteve a indulgência chamada tradicionalmente “Perdão de Assis”.
O Perdão de Assis é também chamado de Indulgência da Porciúncula. Francisco, no mês de julho de 1216, em oração na Porciúncula de Assis, pede a Jesus um perdão geral para todos aqueles que fossem rezar naquela capela dedicada a Nossa Senhora. Queria a salvação de todos. E em 2 de agosto anuncia a todos os fiéis que eram presentes, anuncia esta indulgência em nome de Jesus e aprovada pelo Papa, dizendo: Irmãos, quero mandar-vos todos ao paraíso.

Corria o ano de 2015. Em 8 de dezembro um outro homem, chamado Francisco, o Papa, anunciou a abertura do Jubileu extraordinário da Misericórdia, que se concluirá em 20 de novembro de 2016.
Deus dá ao homem as suas graças sempre. O ano jubilar nos é oferecido para experimentar na nossa vida o doce e suave toque do perdão de Deus, a sua presença junto a nós e a sua proximidade, sobretudo nos momentos de maior necessidade. O Papa Francisco proclamou-o para recordar-nos de que Deus é misericordioso e que nós devemos ser misericordiosos uns para com os outros.
Estes dois momentos, 800 anos separam. A misericórdia divina, porém, dura eternamente. É um desafio contínuo…
Neste ano da misericórdia, nós, Frades, como filhos da Igreja, anunciamos a misericórdia. A esse respeito, o Santo Padre lançou-nos um forte desafio:
«A Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração pulsante do Evangelho, que por meio dela deve chegar ao coração e à mente de cada pessoa» (MV 12).

 Clique AQUI e conheça a carta do Ministros Gerais Franciscanos por ocasião dos 800 anos.

Canta Jardim

O Canta Jardim é um evento tradicional de música católica, que acontece no Santuário da Imaculada no Jardim da Imaculada,  Cidade Ocidental – GO. Há 20 anos os frades franciscanos a fim de promover uma pastoral juvenil incentivou este evento para a divulgação da música cristã de espiritualidade franciscana.

Todo ano, cerca de 40 mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças, se direcionam à Cidade Ocidental, município de Goiás localizado no entorno do Distrito Federal. O evento surgiu em 1996 como forma de comemorar o aniversário de 20 anos do Santuário da Imaculada. Desde então, tradicionalmente no mês de agosto, é realizado o Canta Jardim, com a participação de cantores e bandas católicas, com momentos de adoração, pregações, orações, confissões e muito louvor.

O evento consiste em um dia cheio de muitas atividades, com Missas, palcos de música, pregações em anfiteatros e capelas, lançamentos de livros histórico-religiosos, além de tendas para atividades específicas, com momentos de oração e brincadeiras com as crianças, ou ainda espaços para discernimento vocacional, com a assistência de frades e irmãs.

Maiores informações:

Santuário da Imaculada - Jardim da Imaculada

Dia: 07 de agosto de 2016

Horário: Durante todo o dia!

Tel: 61 3625 1101

jardim da Imaculada - Cidade Ocidental - GO

 

De hoje 04 a 08 de julho, acontece em Brasília no Centro Franciscano de Evangelização e Cultura,  o Encontro de Guardiães , Coordenadores de Casas Filiais e Diretores de obras da Província. Tudo está preparado na sede da Província para o Encontro. 

Conforme nos indica os [Estatutos Gerais, Título VII, n. 163/2009] : “Pelo menos uma vez por ano, o Ministro provincial organize um encontro com os guardiães, para que eles tenham a possibilidade de estudar os problemas da Província e ter um oportuno intercâmbio de informações e de experiências. Analogamente, faça o Custódio geral e provincial”. 

O Encontro de Guardiães visa a formação dos chamados superiores locais e também a comunicação acerca dos diversos níveis de evangelização e missão de nossa família franciscana provincial. Serão 27 frades reunidos para discutir e esclarecer os caminhos e trabalhos iniciados no último Capítulo Provincial de 2015.

 

"Na data de hoje recebemos a notícia, por parte do Ministro Geral, da ereção da Província São Maximiliano Maria Kolbe do Brasil o que fez com que nós, agradecidos pela surpresa, prorrompêssemos em júbilo e exultação". Com essas palavras o Custódio Provincial da época, Frei João Benedito Ferreira de Araújo escreveu a todos os frades da Custódia a alegria da ereção canônica da parte do governo geral da Ordem da nova Província Brasileira de São Maximiliano.

O processo para que se chegasse à data que hoje comemoramos, nasce no momento em que a Província mãe de Varsóvia decide abrir uma missão como um gesto concreto de gratidão a Deus pela beatificação de Maximiliano Kolbe. Por caminhos que vemos claramente a mão de Deus, se chegou e eleger esta terra brasileira, onde já havia três circunscrições para sediar a nova missão – nascia assim a missão tendo como patrono o Bem-aventurado Maximiliano Maria Kolbe. No ano 1983 esta missão, após nove anos de existência foi erigida como Custódia Provincial.

No Capítulo Ordinário Custodial de 1999 a Custódia, reconhecendo-se amadurecida para dar mais um passo, desta vez com ousadia ainda maior, aprovou a moção pedindo para ser erigida a nossa província. Tal pedido foi aceito pelo Capítulo Ordinário da Província Mãe de Varsóvia no ano 2001. Enfim se chegou à aprovação da Província que foi erigida há exatos 13 anos atrás pelo Ministro Geral com o seu Definitório.

Depois de apenas 42 anos de existência esta missão é hoje constituída como uma província. Entendemos que não somente chegamos ao termo de uma caminhada, mas um caminho ainda mais longo e árduo se nos apresenta pela frente: aquele de cunhar a identidade do franciscano conventual aqui no centro geográfico e político do nosso Brasil.

Esta missão, surgida como uma gratidão a Deus pela beatificação de Maximiliano Kolbe, é também a realização do desejo dele de ter “Niepolanów” espalhadas pelo mundo. A todos os frades da Província, nesse aniversário, estende os votos de um profundo senso de pertença à nossa Ordem que imite o nosso santo padroeiro e a São Francisco de Assis, nosso Pai fundador são os votos do Ministro Provincial, Frei Marcelo Veronez.

Abaixo fotos para recordar a caminhada destes 13 anos de vida provincial (missa do dia 31 de maio de 2003 no Santuário Jardim da Imaculada).

 

Página 1 de 2

Artigos

Ver todos os artigos

Últimas Notícias

Mais notícias

Contato

ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS