Simpósio que tratou da "Teologia do Corpo"

Franciscano
Simpósio que tratou da "Teologia do Corpo"

Foi realizado no Teatro da Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga (DF), nos dias 12 e 13 de setembro, o Simpósio “Teologia do Corpo”, promovido pela Comunidade Gratidão e sendo ministrado por Christopher West, um dos maiores especialistas no tema em todo o mundo.

No teatro, que estava lotado, estiveram presentes diversos religiosos, religiosas, fiéis, outras pessoas interessadas no assunto e, inclusive, os Freis Maykon Anderson (OFMConv) e Rafael Dias (OFMConv), da Província São Maximiliano Maria Kolbe, “como um especialista, Christopher nos auxiliou a compreender a profundidade dos ensinamentos de João Paulo II, bem como a beleza da criação de Deus, como homem e mulher”, contou o Frei Maykon.

Para abordar toda a temática envolta na catequese de São João Paulo II, o evento foi organizado seguindo o lema “Desperte seu desejo, abrace seu desígnio e alcance seu destino”, que foi abordado durante as palestras e meditado em momentos de introversão que contaram com músicas a respeito do tema. Durante os dois dias de evento, foram celebradas Santa Missas, na quarta-feira, às 17h e, na quinta-feira, às 20h.

Christopher explanou sobre a Teologia do Corpo em três partes. Na primeira, sobre o “Despertar do Desejo” falou sobre como homens e mulheres expressam a beleza da criação de Deus de forma única e em suas próprias configurações. O desejo é, justamente a força de buscar esta beleza que só é encontrada quando os desejos são compreendidos e direcionados corretamente. Caso contrário, esta beleza é ofuscada na incompreensão do direcionamento destes desejos e em um uso diferente do corpo ao qual ele foi criado.

 

Na segunda parte, acerca do “Abraçar/Alcançar o seu Desígnio”, foi falado sobre como o próprio corpo humano expressa a origem desta beleza, sendo ele mesmo a linguagem que revela estes desejos. E finalizando sobre “Alcançar seu destino”, foi trabalhado como o destino de toda a beleza do ser humano é, exatamente, o Deus Vivo.

Este destino está escrito nos desejos do corpo humano que são, respectivamente, a eternidade. Isto é, o desejo e destino de todos é a própria eternidade. Entretanto, muitas vezes, as pessoas podem não compreender os sinais do corpo e acabarem destinando os seus desejos aos propósitos momentâneos e findáveis.

O desejo é a força que impulsiona o ser humano a buscar a eternidade, a origem e a identidade. O desígnio já está impresso no corpo e o seu destino é a eternidade o amor pleno. O Frei Maykon falou sobre a sua experiência no Simpósio, “foi de uma oportuna ocasião, em que, em meio a tantas confusões que, de modo especial, os cristãos vivem em relação à fé, os participantes e as participantes tiveram a oportunidade de terem um tempo dedicado ao esclarecimento de questões tão importantes à nossa fé e para a convivência entre os irmãos e irmãs a partir da riqueza em ser a criação Deus”, falou ele.

 

 

Para maiores interessados e interessadas no assunto, Christopher West é autor do livro “Teologia do Corpo Para Principiantes” e que pode ser encontrado aqui.