Missão Franciscana do Amazonas

01 Fevereiro 2017

Missão Amazônia

Escrito por  OFMConv-notícias

Desde o ano de 2005, a família franciscana conventual está presente no estado do Amazonas. Com a chegada do Bispo Emérito de Luziânia, Dom Frei Agostinho (OFMConv.), se estabeleceu em Juruá- AM o ardor missionário dos frades franciscanos conventuais. Em 2009, os frades reunidos no Capítulo Extraordinário decidiram assumir a missão na prelazia de Tefé, assumindo duas frentes de trabalho missionário, a saber, a Paróquia de Nossa Senhora de Fátima em Juruá (AM) e a Paróquia Santo Antônio de Tefé, ambas bases de missão para realizar de barco as subidas e descidas missionárias aos povos ribeirinhos da Amazônia profunda. 

A prelazia de Tefé (AM) abrange às margens do rio Solimões, em subida para o Acre. Aí também há outros afruentes do rio, como o Juruá, que há mais de 20 anos não tinha a presença de um sacerdote que visitasse os indígenas e povos rebeirinhos. Além dessas comunidades da Prelazia, a Província Franciscana de São Maximiliano abriu duas frentes de apoio missionário em Manaus (AM), capital do estado do Amazonas. A Casa Filial de Nossa Senhora das Mercês serve como ponto de apoio e acolhida dos missionários para entrarem na experiência missionária dos povos amazônicos. Todos os frades aí enviados realizam o Curso Missionário da realidade amazônica. 

 

Leia mais sobre a Missão Amazônia clicando aqui.  

Saiba mais sobre a vida e obra de Dom Frei Agostinho, clique aqui

 

Experiência missionária dos frades da teologia na Amazônia

Desde 2011, alguns frades da Casa de Formação de Pós Noviciado São Francisco de Assis, em Brasília (DF), são enviados à experiência missionária. Acolhidos em Manaus pelo Delegado para a Missão no Amazonas, Frei Flávio Amorim (OFMConv.), seguem adiante até o ponto mais alto da missão, a cidade de Juruá. A finalidade é realizar junto a este povo simples e pobre a experiência da missão evangélica de Jesus, anunciando a boa nova do Reino de Deus. Em 2017, os Freis Marcus Orlando (OFMConv.) e Maykon Anderson (OFMConv.), durante todo o mês de janeiro, aprofundaram, junto ao povo, a formação de catequistas, encontro com os jovens, pastoral vocacional, celebrações da palavra e atendimento. 

Os frades da Teologia Antônio, Luís e Rafael, juntos do Frei Flávio. 

 

Já entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, os Freis Antônio dos Santos (OFMConv.), Luís Ventura (OFMConv.) e Rafael Dias (OFMConv.) participaram da Missão, conhecendo diversas realidades entre as populações ribeirinhas e indígenas. Os frades realizaram formações sobre a Milícia da Imaculada e também sobre o Carisma Franciscano. 

Confira as fotos na galeria! 

Mais nesta categoria:

Artigos

Ver todos os artigos
© 2018 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br