Notícias

Desde o domingo, 19, os frades que recentemente foram escolhidos para guiar as mais diversas jurisdições da Ordem dos Frades Menores Conventuais (OFMConv.) em todo o mundo, reúnem-se em Roma, para participar do Encontro dos novos Provinciais e Secretários que já há alguns anos é organizado pelo governo geral da Ordem dos Conventuais. O encontro tem como objetivo aproximar os ministros e secretários recém-eleitos do governo geral da Ordem e, consequentemente, apresentar a estes a realidade e organização da Cúria Geral e todos os seus organismos internos e secretarias. De nossa Província São Maximiliano Kolbe do Brasil, estão presentes o…
Na mesma data deste sábado, 18, há exatos 45 anos, chegava ao Brasil o segundo grupo de frades que planejavam iniciar aqui a Missão da Província-Mãe Imaculada Conceição, da Polônia. Neste grupo estavam: os Freis Marcos Ignaszewski, (OFMConv.) Eusébio Wargulewski (OFMConv.), Francisco Kramek (OFMConv.) e Edmundo Grabowiecki (OFMConv.). Os frades vinham de Varsóvia e desembarcaram no Rio de Janeiro, onde encontraram-se com Frei Agostinho Stefan, que futuramente viria a ser conhecido como o Missionário da Imaculada. Dom Frei Agostinho foi o pioneiro na Missão da província polonesa e buscava continuar aqui o sonho de São Maximiliano de conquistar o mundo…
Está acontecendo desde segunda-feira, 13, na Cidade do México, o encontro da Federação da América Latina e Caribe (FALC). O encontro, que é realizado anualmente, reúne ministros e custódios provinciais dos mais diversos países da América Latina. Representando a nossa Província São Maximiliano Kolbe do Brasil, está o Frei Gilberto de Jesus (OFMConv.), Ministro Provincial. Sendo presidido pelo assistente geral da FALC, Frei Rogério Xavier (OFMConv.), o encontro tem como objetivo avaliar e planejar a caminhada dos franciscanos conventuais na região para o ano de 2020. Dentre as diretrizes da conferência, está a reflexão sobre o 202º Capítulo Geral da…
Em 1219, São Francisco enviou esses missionários para a Espanha, que estava tomada por mouros. Passaram por Portugal a pé, com dificuldades. Dependendo da Divina Providência, chegaram a Sevilha. Ali começaram a pregar, principalmente como testemunho de vida. Eram 3 sacerdotes e 2 irmãos religiosos que incomodaram muitas pessoas ao anunciar o Evangelho. Acompanhado pelo testemunho, teve quem abrisse o coração para Cristo e as conversões começaram a acontecer. Pregaram até para o rei mouro, porque, também ele merecia conhecer a beleza do Santo Evangelho. Porém, anunciar o Evangelho naquele tempo envolvia riscos e eles foram presos por isso. Por…
Bem-aventurado Odorico de Pordenone nasceu em 1265, em Villanova di Pordenone. Tornou-se conhecido por suas viagens marítimas, nas quais buscava salvar muitas almas. O Marco Polo de hábito, que pediu permissão para viajar ao Oriente como missionário, já vivia há muito como eremita. Humilde e penitente, foi rigoroso e silencioso. Vestia uma túnica marrom, caminhava descalço e se alimentava de pão e água, preparado para a sua missão. Sua viagem foi difícil e longa, durando 33 anos. Chegou na Armênia, atravessando a Pérsia e em Ormuz embarcou novamente para chegar na Índia. Ali conheceu as relíquias de quatro franciscanos martirizados.…
Página 1 de 221

Artigos

Ver todos os artigos
© 2018 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br