12 Abril 2024

Assembleia Geral dos Bispos

Escrito por

Entre os dias 10 e 19 de abril, em Aparecida-SP, está acontecendo a 61ª Assembleia Geral dos Bispos. O Tema central da Assembleia Geral da CNBB é “a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Os três temas prioritários são: Sínodo dos Bispos 2021-2024; Jubileu 2025; e Juventude. Também serão tratados assuntos em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL). Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil estão vivendo a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”.

O cardeal Pietro Parolin, nos dois primeiros dias da AG, conduziu um retiro a partir da temática do “Caminho Sinodal', articulado em três palavras importantes que o Santo Padre sempre nos fala: comunhão, participação e missão. Estes termos representam a essência mais profunda da Igreja e refletem sua origem transcendente. Segundo o prelado, o retiro nos convida a “contemplar em silêncio e saborear nas profundezas do nosso espírito a beleza da Igreja sinodal, como manifestação da própria vida trinitária”.

Nos próximos dias a Assembleia publicará também quatro mensagens dirigidas ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.

Da nossa província, participam o Frei Jorge Luis e o Frei Felipe Marques, respectivamente, o assessor para Relações Institucionais e Governamentais e o assessor para a Comissão Episcopal para a Liturgia. Ambos afirmam que a experiência de comunhão com os bispos da Igreja no Brasil é importante e contribuem para uma leitura da unidade, de participação e de missão.

Mais nesta categoria:

Ver todos os artigos