Instituto São Boaventura (ISB)

Identidade 

O Instituto São Boaventura é a casa de estudos pertencente à Província São Maximiliano Maria Kolbe, da Ordem dos Frades Menores Conventuais, com sede em Brasília – DF.

O Instituto começou seus trabalhos no dia 25 de fevereiro de 1995 com o nome de Instituto de Filosofia e Teologia São Boaventura (IFITESB). Com a benção do Cardeal D. José Freire Falcão, iniciou suas atividades na formação dos seminaristas e dos religiosos (as).

Em 1997, pelas abençoadas mãos do mesmo Cardeal Falcão, o Instituto São Boaventura recebeu a autorização de ensinar e expandir o ensino da Sagrada Teologia também para os leigos da arquidiocese de Brasília.

No ano de 1999, foram aprovados os estatutos e, então, o IFITESB passou a ser denominado Instituto São Boaventura (ISB). Atualmente, o Instituto publica a Revista Científica Itinerários com periodicidade anual. A Itinerários reúne artigos com temas específicos de franciscanismo, filosofia e teologia. Tal publicação tem-se mostrado uma experiência frutuosa, pelo que se deduz na sua aceitação, e pelo interesse que se faz sentir por parte da comunidade acadêmica.

Desde 21 de setembro de 1999, o Instituto está afiliado à Pontifícia Faculdade São Boaventura de Roma (Seraphicum) e mantém um curso de Bacharelado de Filosofia e Teologia no período matutino e noturno respectivamente.

Além dessas iniciativas, o Instituto empenha-se em comunicar aos estudantes a dimensão reflexiva da realidade franciscana dos vários segmentos que integram a grande família do Poverello de Assis, tentando antes de tudo reativar o espírito de unidade e partilha e de cosmovisão franciscana, na busca de construir uma força de integração para as terras do Brasil.

Enfim, o Instituto São Boaventura ainda está em fase de crescimento através desses projetos, buscando uma profunda interação cultural, espiritual e acadêmica.

Valores

Somos uma família a serviço da formação presbiteral e laical.

O Instituto São Boaventura mantém dois cursos de graduação: Bacharelado em Filosofia, e Bacharelado em Teologia. Vários cursos de extensão para a formação laical com a missão de educar e evangelizar e uma escola de línguas antigas e modernas.

As diferentes modalidades de curso são regulamentadas pelos Estatutos do ISB e pelo Regimento Interno do Instituto.

Os cursos de Filosofia e Teologia têm certificação e diplomação eclesiástica e destinam-se à formação dos Seminaristas em via do Presbiterato, dos religiosos (as) e dos leigos para a formação de agentes de pastoral.

Os cursos de extensão destinam-se à divulgação e atualização de conhecimentos visando a elevação e aprimoramento cultural da comunidade, consoante com a teologia católica e com os objetivos da instituição. 

Missão

Nossa missão é educar e formar a comunidade católica, fato este que a Congregação para Educação Católica aprovou o Curso de Bacharelado em Teologia do Instituto no Brasil afiliando o ISB à Pontifícia Faculdade São Boaventura em Roma.

Nossa missão é também oferecer educação teológica/filosófica de qualidade, promover a formação integral da pessoa humana e sua capacitação para o exercício profissional voltados para a construção de uma nova sociedade, com base no exercício democrático da cidadania, na defesa da qualidade de vida e no desenvolvimento sustentável. 

Fazemos esforços para sermos a melhor opção em educação teológica e desejamos crescer com a demanda de homens e mulheres que almejam a formação humana e cristã. Por ser uma instituição franciscana e estar alinhada aos objetivos da Igreja, estamos aqui para educar e evangelizar. Para isso, oferecemos um ambiente de estudos moderno, agradável e cursos com alto padrão didático-pedagógico. Possuímos uma equipe de professores e funcionários bem preparados, facilitando a interação dos alunos e a organização dos seus estudos. 

 

ACESSE O PORTAL DO ISB:  

http://www.isb.org.br/

Mais nesta categoria:

Últimas Notícias

Mais notícias

Artigos

Ver todos os artigos
© 2022 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br