Artigos

Assustador ou inovador? Veio para salvar ou para condenar almas ao inferno? Devemos endeusar ou satanizar as redes sociais? Bom, esses são alguns questionamentos sobre esta ferramenta tão presente no cotidiano hodierno das pessoas. No entanto, aqui ainda cabe uma pergunta ainda mais provocativa: as pessoas preferem o tempo antes das redes sociais ou o tempo depois delas? Chega de questionamentos. A verdade é que tudo depende do ponto de vista, da faixa etária de quem mais utiliza as redes sociais e também o livre arbítrio de como utilizar esse instrumento mundial. Não irei titubear ao afirmar que a maioria…
Uma tradição franciscana, a Quaresma a São Miguel Arcanjo é um tempo especial de oração e penitência. Tem início com a Festa da Assunção de Nossa Senhora em 15 de agosto e termina no dia 28 de setembro, véspera da festa em ação de graças aos Santos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. São Francisco foi um santo que na sua vida mortal procurava nutrir muito sua alma para não esfriar o seu amor por Jesus, com um espírito de oração e sacrifício muito grande. Para tanto, ele realizava por ano três quaresmas, além de outro período de jejum e oração…
A Família Franciscana tem muita honra em contar, entre seus membros de primeira linha, com mulheres límpidas e transparentes que querem seguir o Evangelho à maneira de Clara, a mulher de Assis. Não poucas jovens, as mais das vezes, nascidas em famílias profundamente cristãs, se questionam a respeito do caminho vigoroso que podem e querem dar a seus dias. Santa Clara, fascinada pelo Cristo pobre e simples e que foi companheiro de Francisco, quer despojar-se de bens e de aparatos externos. Em sua casa, ouvira muitos relatos das coisas belas de Cristo dos lábios de sua mãe que visitava os…
Não existe vida humana mais sagrada que outra, assim como não existe vida qualitativamente mais significativa que outra. Integrar as pessoas com deficiência, pois elas são portadoras de direitos inalienáveis, riqueza e contribuição humana e social, esses sempre foram os pedidos da Santa Sé. Foi o que disse o observador permanente da Santa Sé, dom Ivan Jurkovič, a outras organizações internacionais, em Genebra, durante a 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos que abordou o tema dos direitos da pessoas com deficiência. Recordando vários discursos do Papa Francisco sobre esse tema, dom Jurkovič ressaltou que não obstante os progressos significativos…
“Bem-aventurados são os pobres de espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5,3) A pobreza dos consagrados não consiste na privação de alguma coisa e muito menos se identifica com o desprezo de qualquer bem ou criatura. É uma pobreza evangélica cujo sentido último é por causa do Reino dos céus. Pobreza por causa do Reino é compreender de antemão que sua raiz e sua força originária está no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir daí, temos a missão de sermos pobres não diante de nossos próprios conceitos e parâmetros, mais diante da pessoa de nosso…
Página 1 de 27

Últimas Notícias

Mais notícias

Artigos

Ver todos os artigos
© 2022 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br