Artigos

Uma homilia profunda marcou a celebração da missa presidida pelo Papa Francisco na Praça Macedônia, em Skopje. A reflexão do Pontífice foi inspirada no Evangelho de João: "Quem vem a Mim não mais terá fome e quem crê em Mim jamais terá sede" (Jo 6, 35). “O Senhor veio para dar vida ao mundo e sempre o faz de uma maneira que consegue desafiar a mesquinhez dos nossos cálculos, a mediocridade das nossas expectativas e a superficialidade dos nossos intelectualismos”, afirmou o Papa. Toda a multidão reunida ao redor de Jesus descobriu que a fome de pão tinha também outros…
Semana passada em Roma, mais especificamente na “Domus Sanctae Marthae”,para quem gosta de um bom latim, aconteceu um evento onde estavam reunidos governo e oposição do Sudão do Sul no Continente Africano. Este foi um evento acolhido pelo Papa Francisco no seu desejo de colaborar com as iniciativas de paz no mundo, onde quer que elas aconteçam; porém o Papa não é ingênuo, sabe que estes esforços frequentemente caem no esquecimento ou são descumpridos. Diante disto, ele resolveu apoiar uma intermediação diplomática, como é acostume acontecer, vale ressaltar a grande vocação diplomática da Santa Sé. Mesmo assim, ele sabe igualmente…
A páscoa da ressurreição deste ano se celebra no contexto de um país onde quase toda a população está sendo sufocada por um governo de extrema-direita que tem um projeto político-social radicalmente ultra-neoliberal. Ele se mostra sem piedade e sem coração pois desmonta os avanços e os direitos de milhões de trabalhadores e de pessoas de outras categorias sociais. Coloca à venda bens naturais pertencentes à soberania do país. Aceita a recolonização do Brasil no intuito indisfarçável de repassar a nossa riqueza para as mãos de pequenos e poderosos grupos nacionais e internacionais. Não há qualquer sentido de solidariedade e…
O ano era 2013 e o mundo assistia atônito à renúncia papal de Bento XVI, primeiro Papa a renunciar após Gregório XII em 1415. O contexto pós renúncia papal foi caracterizado pela instauração de um clima de suspense, de incertezas e pela formulação das mais variadas hipóteses sobre os rumos da Igreja Católica. Diante da inédita renúncia, a primeira medida a ser tomada foi a convocação dos cardeais, para assim dar início ao Conclave, responsável pela escolha de um novoPapa. As atenções do mundo se voltaram para a Capela Cistina, na qual os cardeais estavam reunidos, buscando encontrar o novo…
“É uma tragédia imensa, continental. É a maior tragédia envolvendo água que já aconteceu no país. Expande o que aconteceu com o Rio Doce e em Brumadinho”. Foi assim que o diretor Luiz Fernando Carvalho, responsável pela supervisão artística da campanha “Em Nome de que, São Francisco?” caracterizou a contaminação por metais pesados que chegou ao rio mais conhecido do país. A campanha, lançada hoje, tem por objetivo convocar a sociedade brasileira para defender o Velho Chico. Colaborador, desde 2017, da ONG Uma Gota no Oceano – onde dirigiu o vídeo “Saltos Sagrados” e finaliza documentário gravado na Terra Indígena…
Página 1 de 24

Últimas Notícias

Mais notícias

Artigos

Ver todos os artigos
© 2018 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br