Artigos

Nas últimas semanas, nos deparamos com dois casos de suicídio entre jovens de um colégio tradicional de São Paulo. A notícia das mortes, que ocorreram num intervalo de quinze dias, tomou conta das redes sociais e assustou pais e estudantes. Paralelamente, outras notícias de casos semelhantes foram divulgadas, como a do Colégio Agostiniano São José e do Colégio Vértice. É complicado tentar compreender essas tragédias. Porém, podemos perceber que vivemos tempos difíceis. Tempos em que, além da necessidade inerente à juventude de encontrar uma identidade que a faça se sentir incluída e aceita, ainda há a corrida pelo melhor status…
Roberto Mela, teólogo italiano, comenta o livro Gilbert Dahan - Sophie Delman – Marcel Durrer, San Francesco e la Bibblia. Letture medievali del testo sacro (São Francisco e a Bíblia. Leituras medievais do texto sagrado, em tradução livre), EDB, Bologna 2018 (or. fr. Paris 2014), pp. 192, em artigo publicado por Settimana News, 22-04-2018. A tradução é de Luisa Rabolini. O volume é a tradução italiana do prestigioso Cahiers Évangile Supplément n. 169, de setembro de 2014. Comentários Os três estudiosos investigam a presença da abordagem científica no estudo da Bíblia, juntamente com a predicação que, desde o início do…
A afirmação de que caminhamos para “um cristianismo sem religião” não foi dita por nenhum anticristão. Trata-se de alguém comprometido com a dinâmica eclesial no contexto atual. Ela foi usada pelo bispo da Ilha de Gozo, da República de Malta, Dom Mario Grech. “É válido admirar a magnífica história da Igreja, mas não podemos continuar a gastar nossa energia numa tradição que pode ter embaçado nossa visão daquilo que Cristo propõe“, escreve Mario Grech, bispo de Gozo (Malta), em artigo publicado por The Malta Independent, 15-04-2018. O Artigo Recentemente, um jovem me perguntou que mudança eu queria ver em nossa…
A fé não é uma simples impressão ou emoção do coração. Sem dúvida, o cristão sente a sua fé, experimenta e desfruta dela, mas seria um erro reduzi-lo ao "sentimentalismo". A fé não é algo que depende dos sentimentos: eu não sinto mais nada, devo estar perdendo a fé. Crer é uma atitude responsável e racional. A fé também não é uma opinião pessoal. O crente se compromete pessoalmente a acreditar em Deus, mas a fé não pode ser reduzida ao "subjetivismo": eu tenho minhas idéias e acredito no que penso. A realidade de Deus não depende de mim, nem…
Autor: Emil Kumka OFMConv., docente de Franciscanismo na Pontifícia Faculdade Teológica São Boa Ventura - Seraphicum, Roma - IT. Tradução: Frei Rafael Normando Pinheiro, OFMConv. A palavra elaborada do autor, o capuchinho Andrzej Derdziuk, é dividida somente em dois pontos: 1. Significado teológico de “escândalo”; e 2. Como São Francisco entendia o termo. O Escândalo deriva da omissão ou também da ação que influencia negativamente sobre os outros e provoca o abandono do bem da parte deles. Assim, o escândalo pode conduzir ao abaixamento da vida moral e constituir a justificação para pecar. Etimologicamente, a palavra latina scandalum provém de…
Página 1 de 7

Contato

ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS