Artigos

Seis anos após sua conversão e tendo fundado a Ordem dos Frades Menores, São Francisco sentiu fortemente o desejo do martírio e decidiu ir para o Oriente, afim de pregar a fé para os muçulmanos. Mas o navio em que viajava o santo foi desviado pelo vento e, ao final, Francisco teve que retornar para Assis. Seu desejo, porém, era forte: tentou nova viagem, agora com destino ao Marrocos. Mas a Providência dispôs de outro modo: chegando na Espanha, Francisco teve que retornar à Porciúncula por causa de uma doença. Apesar de seu insucesso, Francisco manteve a chama da missão…
O século XIII é um dos mais fecundos na história da Idade Média. O surgimento das universidades testemunha a sede de saber e a efervescência do pensamento filosófico e teológico. A ebulição religiosa se traduz na construção das magníficas catedrais, onde a fé transforma pedras em arte, beleza, e luz. No século XIII são fundadas também algumas das mais importantes Ordens religiosas da Igreja, os dominicanos e os franciscanos em particular, com seus respectivos santos: Francisco de Assis, Domingos de Gusmão, Antônio de Pádua, Clara de Assis, Boaventura, Tomás de Aquino, entre outros. Por outro lado, é um século marcado…
O mundo contemporâneo é regido pelo estratagema da comunicação, provavelmente este seja o maior pilar erguido pela era da informação. Bauman, contextualizando Descartes, versa que para que haja existência – neste mundo tenebroso – é preciso, sobretudo, aparecer; propagandear-se, por assim dizer. ”Apareço, logo existo”. Quem não está presente nas Redes Sociais é como uma esponja, um sujeito paupérrimo, possivelmente um eremita. É preciso que se diga: o Facebook, muito mais do que refletir a nossa imagem, cria outro ser, indiferente ao que somos geralmente na vida tangível. A internet é um paraíso digital no qual podemos selecionar um mundo…
“Solicitamos-lhe formalmente uma dispensa... (que) permitiria aos irmãos leigos (não clérigos) serem guardiões de uma fraternidade local, provinciais e inclusive ministro geral. Todos os papéis de serviço na Ordem”. Dessa maneira Michael Perry, ministro geral da Ordem dos Frades Menores, resumiu o pedido que fez ao papa no começo deste mês, junto com os ministros gerais dos Conventuais, dos Capuchinhos e da Terceira Ordem. Uma proposta que entusiasmou o Bispo de Roma, acrescentou Perry, que “está estudando conosco as possibilidades de concretizar este projeto”. E agora, em uma nova entrevista ao CNS (Catholic News Service), Perry deu mais detalhes sobre…
O Papa Francisco é o dom mais precioso (ou, melhor, inestimável) que a Igreja Católica Romana nos ofereceu, além de ser o presente de que a sociedade mais precisava nestes tempos atormentados pela incerteza, sem direção, à deriva, sem um propósito e sem confiança.Mais do que qualquer outra coisa, o mundo de hoje, caracterizado por desordens, catástrofes e crises, é um conjunto de problemas que requerem atenção e devem levar à ação. Entre os personagens em vista e dotados de autoridade em nível mundial, somente Jorge Mario Bergoglio compreendeu e definiu claramente as prioridades a serem enfrentadas: - recordar a…
Página 1 de 5

Contato

ORDEM DOS FRADES MENORES CONVENTUAIS