Artigos

Não existe vida humana mais sagrada que outra, assim como não existe vida qualitativamente mais significativa que outra. Integrar as pessoas com deficiência, pois elas são portadoras de direitos inalienáveis, riqueza e contribuição humana e social, esses sempre foram os pedidos da Santa Sé. Foi o que disse o observador permanente da Santa Sé, dom Ivan Jurkovič, a outras organizações internacionais, em Genebra, durante a 43ª sessão do Conselho de Direitos Humanos que abordou o tema dos direitos da pessoas com deficiência. Recordando vários discursos do Papa Francisco sobre esse tema, dom Jurkovič ressaltou que não obstante os progressos significativos…
“Bem-aventurados são os pobres de espírito porque deles é o Reino dos céus” (Mt 5,3) A pobreza dos consagrados não consiste na privação de alguma coisa e muito menos se identifica com o desprezo de qualquer bem ou criatura. É uma pobreza evangélica cujo sentido último é por causa do Reino dos céus. Pobreza por causa do Reino é compreender de antemão que sua raiz e sua força originária está no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. A partir daí, temos a missão de sermos pobres não diante de nossos próprios conceitos e parâmetros, mais diante da pessoa de nosso…
Rajmund Kolbe nasce a 8 de janeiro de 1894 em Zduńska Wola, Polônia central, e foi batizado no mesmo dia na igreja paroquial da Assunção. Os seus pais, Mariann Dabrowska e Juliusz Kolbe, eram cristãos fervorosos. O pai, além disso, era um patriota que suportava mal a divisão da Polônia de então em três partes, dominadas pela Rússia, Alemanha e Áustria. Dos cinco filhos que tiveram, sobreviveram Franciszek, Rajmund e Josef. Devido aos escassos recursos financeiros, só o primogênito pôde frequentar a escola, enquanto que Rajmund tentou aprender alguma coisa através de um padre e depois com o farmacêutico da…
A primeira leitura faz referência à situação de luto em que vive o Povo da Antiga Aliança e o anúncio de que deve se despir dessas vestes e trajar as da alegria porque o Senhor virá a ele e o iluminará com sua própria Luz. Será o povo luz, que iluminará os demais. No Evangelho, vemos representantes de povos estrangeiros vindos até os descendentes de Abraão, guiados por uma luz diferente e buscando entre eles o novo rei. Acontece que os magos, ao buscarem o novo rei, vão a Jerusalém e até Herodes. Apesar de intuírem e buscarem o novo,…
Particularmente, Francisco gostava da solenidade do Natal do Senhor Jesus, a qual ele chamava de "festa das festas" (2Cel. CLI 199: FF 787). Acima de tudo, o que o tocava era o pensamento de que Deus havia se tornado uma criança, tão pequena que ele precisava se alimentar de leite humano, como qualquer outra criança. São Tomás de Celano expressa a doçura que esse pensamento infundiu em Francisco através da semelhança do "mel na boca", que o santo sentiu ao pronunciar o único nome do Menino Jesus. No dia "em que a criança nasceu para nós", ele desejou que todos…
Página 1 de 28

Últimas Notícias

Mais notícias

Artigos

Ver todos os artigos
© 2018 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br