Artigos

O Prefeito da Congregação para o Clero, Cardeal Beniamino Stella, que participa do Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, assinalou que "o celibato é uma grande beleza da vida dos sacerdotes" e, como tal, "deve ser verdadeiramente custodiado". Assim indicou o Purpurado em uma coletiva de imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé, nesta quinta-feira, 24 de outubro. Ao responder sobre a proposta de ordenar sacerdotes a homens casados, conhecidos como "viri probati", o Cardeal Stella salientou que na Congregação do Clero ele sempre sugere aos bispos: "formar bem os sacerdotes" e "estar muito vigilante sobre as características humanas”,…
Compreensões equivocadas de liderança Na atualidade, encontramos diversos estudos sobre o tema liderança. No livro O Monge e o Executivo, James Hunter afirma que a liderança é “a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum” (2004, p. 25). No entanto, de maneira geral, a liderança é equivocadamente compreendida como poder de dominação. Quando alguém é nomeado para um cargo, o poder sobe-lhe facilmente à cabeça e o coração fica vazio de afeição, ternura, bondade, humildade e generosidade. Assim, cai-se no extremo do autoritarismo. O líder autoritário é egocêntrico…
A cada morte por suicídio, estima-se que até 135 pessoas sejam impactadas. São familiares, amigos, colegas de trabalho, pessoas que conviviam e mantinham algum tipo de relação com aquela que foi vitimada. Porém, o luto por suicídio possui características próprias, que demandam um cuidado especial, que é chamado de posvenção. Segundo Karen Scavacini, cofundadora e coordenadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, esse processo ajuda as pessoas envolvidas a passarem pelo luto por suicídio, ressignificando sua vida após a perda. Segundo a especialista, o luto por este tipo de morte tende a ser mais duradouro, além…
Chico Mendes é um legítimo filho da floresta, identificado com ela. Cedo se deu conta de que o atual desenvolvimento prescinde da natureza e que se faz contra ela, pois, a vê antes como um estorvo que como um aliado. Foi um dos poucos que entendeu a sustentabilidade como equilíbrio dinâmico e autorregulador da Terra, graças à cadeia de interdependências entre todos os seres, especialmente, dos vivos que vivem de recursos permanentemente reciclados e, por isso, indefinidamente sustentáveis. A Amazônia é o exemplo maior desta sustentabilidade natural. Nós que o conhecemos e com quem privamos de amizade, sabemos de sua…
A região tem sido afetada por aquela que, segundo especialistas, é a maior onda de incêndios florestais no Brasil em sete anos: os focos aumentaram em 82% entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2018. A repercussão, em nível internacional, fez chefes de Estado e bispos brasileiros a se posicionarem: é necessária uma orientação ética ecológica na Amazônia, além de fiscalização séria por órgãos “que não podem, de forma alguma, ser desautorizados ou desacreditados”, afirmou o vice-presidente da CNBB Dom Jaime Spengler. A comunidade internacional também tem se manifestado em defesa da Amazônia que, atualmente,…
Página 1 de 27

Artigos

Ver todos os artigos
© 2018 Ordem dos Frades Menores. Todos os direitos reservados

 
Fale conosco
curia@franciscano.org.br